Primeiro exame da manhã, não sei o nome, mas pelo que o médico me explicou, faz parte do exame ao ganglio sentinela. Iam me injectar um liquido radioactivo, á volta da minha cicatriz e verificar para que ganglio ele iria migrar. Isto porque? Cada zona do nosso organismo é protegido por um ganglio, como tal, se o meu melanona estivesse a drenar celulas cancerigenas, para o organismo, o ganglio que estava a proteger aquela parte da pele, iria assimilar essas celulas. Resultado, essas celulas iriam começar a espalhar-se pela linfa que por sua vez percorria o organismo e poderia instalar-se em qualquer orgão do corpo. Essas são as chamadas metasteses. Elas são a maior preocupação de qualquer tipo de cancro. Não sei se expliquei isto bem, mas foi assim que entendi.
A parte do radioactivo foi a que mais me emocionou, se bem me lembro, acho que foi assim que surgiu o homem aranha... eu já me estava a imaginar com o liquido a percorrer todas as minhas veias e eu vestida de latex, á espera de ouvir alguém, do outro lado do mundo, a gritar SOCORRO. Mas por outro lado sentinela... parecia-me mais do genero matrix... fiquei um pouco confusa entre o Keanu Reaves e o latex, mas ...O sonho acabou quando o enfermeiro me chamou e me começou a colar uns adessivos, á volta da cicatriz, pelo que entendi assim que tirou o adessivo ficou marcado tudo á volta.
A seguir, levaram-me para uma sala e uma sr.ª DR.ª não muito simpática (talvez a única pessoa no IPO que não é simpatica, tem que haver sempre uma ovelha negra), começou a injectar esse liquido em vários pontos, todos á volta da cicatriz, na zona que estava delimiada. Assim que terminou, uma menina, bem mais simpatica, colocou uma maquina estranha por cima de mim... bem mais estranha que a maquina da TAC e começamos a sessão de... onde está o Liquido... aquela maquina teria que fazer um scan ao meu corpo até descobrirem em que ganglio o liquido estava instalado. Procurou... procurou e ... lá estava ele, onde o médico prévia, debaixo da minha axila direita.
A medica voltou e examinou, com um instrumento que parecia um pendúlo de metal, e confirmou o local do ganglio, pegou numa caneta de acetado e marcou o local.
Se a minha mãe visse aquilo tinha batido na médica, a minha mãe sempre me avisou que pintar na pele com canetas fazia mal, eu estava ali por causa de um cancro de pele, e a dr.ª antipática ainda me vem pintar, com caneta de acetato (mais grave ainda)... pode parecer-vos parvo o que disse anteriormente, mas isto realmente passou-me pela cabeça, o sistema nervoso faz coisas que não entendemos. Eu ia ser operada, mas estava preocupada porque a médica me pintou com caneta de acetato!!!
Terminou esta etapa e eu estava de volta ao internamento.
sábado, 20 de fevereiro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Bem amiga tens passado por cada coisa mais estranha que a outra,bolas....Estou sempre a vir a tua pagina á espera de mais noticias,estou preocupada,e para alem de nao demonstrar de outra forma sei que tu sabes que te adoro....Nao telefono com medo.Com medo de te ouvir dizer que nunca mais teremos o mesmo que tinhamos,e apesar de parecer infantil é isso que me leva a manter longe.De qq forma a minha ida ao Algarve ta para breve e nessa altura irei ter coragem de te dizer que cheguei e que preciso ver te. Beijinhos muito grandes de quem te adora
ResponderEliminarSó mesmo tu para pensares na tinta estando a fazer um exame desses e sabendo do que pode aparecer. és a maior. beijufas cheias de energia
ResponderEliminarObrigado amigos, os vossos comentários fortalecem-me.
ResponderEliminarPatricia tudo vai ser como era antes, e eu adoro-te.
Pedro vindo de ti, uma pessoa com tanta força e coragem, cada palavra é um elogio.
Obrigado amigos, os vossos comentários fortalecem-me.
ResponderEliminarPatricia tudo vai ser como era antes, e eu adoro-te.
Pedro vindo de ti, uma pessoa com tanta força e coragem, cada palavra é um elogio.